quinta-feira, setembro 01, 2005

Um trecho de "Ode Noturna"!

"O senhor com o acordeom, sentado numa banqueta, tocando uma música lenta e chorosa, tem verdades indizíveis soprando do seu velho instrumento. Ele pára de tocar, limpa os óculos, põe o seu chapéu, pois está frio e quer parecer mais respeitável Do que os senhores que usam bonés. E agora toca mais confiante, mais verdadeiro, e mais, muito mais choroso e melancólico. As pessoas não olham, alguns parados ouvem-no tocar. Não vêem a expressão de dor ao dedilhar as teclas pretoebrancas. Não a dor corporal, reumática, que talvez lhe dificulte os movimentos, não essa, mas uma outra dor, metafísica, da música que escapa de seu acordeom e de sua alma, e revoa pelas lojas e pedestres desatentos, e acorda o mendigo sob a marquise. E detém todas as verdades do universo. A melodia triste desses tempos modernos invade a alma."

5 comentários:

Anônimo disse...

Enfim... é isso mesmo.

PR Iuris disse...

Hummmm.....
???
Bjinhos

Anônimo disse...

é...foi um tanto mais truanesco, bufo e grotesco do que eu tinha imaginado...é quase...hummmm...deixa eu pensar...uma mistura peculiar entre o que há de mais beócio aliado com o climax da “mentecaptalidade” humana coadunando a isso ainda a um acavalado lapso de surto obtuso. Acho que isso define bem esse texto.

Anônimo disse...

Venho por meio desta alerta-los que A Sociedade seqüestrou o velho "tocador" de acordeom! Ainda servindo-me desta, venho cientificar-los que o mesmo reumático senhor e seu acordeom estão sendo mantidos sob as mais pérfidas novidades da tortura contemporânea, de modo que já conseguimos arrancar algumas "verdades" do acordeom, mas o senhor de extensa calvise vem se mostrado indolente as nossas investidas e isso foi de tal modo que fomos obrigados a fazer com que o velho tocador aprendesse a tocar com apenas sete dedos, o que de certa forma o auxiliará a extrair mais dor de suas melancólicas melodias. Finalmente, para a libertação do velho, A Sociedade exige como preço de resgate a entrega de 38 caminhões de heideggeraina! Ahh...alias também exigimos o suicídio voluntário de Ilenidlavisk! Sem mais no momento.

Atenciosamente,

Stiepánovitch

vrmart disse...

conhecerás seu fim, oh stiepán...

agüente firme oh velhinho do acordeon, serás resgatado brevemente, e seus algozeds terão uma sova espetacular pelas mãos da Máfia casaquistaniana, protetora dos fracos e oprimidos!

brevemente, num blog próximo de vc!